Historiador Jair Elias lança nova edição de livro sobre o Palácio Iguaçu
Por: Thiago Fedacz
A nova edição do livro “Palácio Iguaçu: coragem de realizar de Bento Munhoz da Rocha Netto” será lançada no dia 4 de março, às 17h, no Palácio Iguaçu em Curitiba. O manuscrito de mais de 500 páginas, de autoria do historiador Jair Elias, mostra o histórico da construção do Centro Cívico, da inauguração do Palácio Iguaçu e curiosidades a respeito do prédio que é sede do governo do Paraná desde 1954. A obra foi produzida com o apoio da Michelangelo Mármores do Brasil.
Em dois capítulos especiais, Elias apresenta fotografias de todos os atos históricos e posses dos governadores que utilizaram o edifício para governar o Estado. A primeira edição do livro foi lançada em 2008, se esgotando em pouco tempo.
“O apoio da Michelangelo Mármores do Brasil foi fundamental para a concretização deste projeto, que pretende mostrar a importância histórica do Palácio Iguaçu e do simbolismo da nova arquitetura do Paraná”, explica Jair Elias. A obra demorou 12 anos para ser finalizada. “O livro é mais amplo, mostra detalhes curiosos do prédio e das pessoas que passaram por ele”, explica o historiador.
O novo material conta com documentos inéditos e mais de mil fotografias. “Mostramos a riqueza histórica e cultural do Palácio Iguaçu, que além de ser sede do governo do Paraná, é um espaço de memória e história”, ressalta Elias.
Nota: Jair Elias é autor de 20 livros, presidente a Academia de Letras de Campo Mourão e também do PDT de Campo Mourão.