
Câmara Municipal de Curitiba aprova por unanimidade moção de protesto a blog de política que fez ataques misóginos a vereadoras
Requerimento proposto pela vereadora Laís Leão (PDT) classifica o episódio como violência política de gênero
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em Plenário na manhã desta terça-feira (4) moção de protesto à publicação misógina e ofensiva feita por blog de Política feita no dia 2 de janeiro de 2025. O requerimento foi proposto pela vereadora Laís Leão (PDT), com o apoio de outros parlamentares, e foi aprovado por unanimidade em votação simbólica.
Ao defender a aprovação da moção, a parlamentar destacou que a fala – sua primeira na tribuna como vereadora – poderia ser por um motivo diferente, mas lembrou que as mulheres nunca escolhem os desafios que enfrentam e que, quando o fazem, é de cabeça erguida (leia a íntegra do discurso a seguir).
“De forma inaceitável, fotos tiradas na cerimônia de posse desta Legislatura – um momento tão simbólico para o mandato de qualquer parlamentar – foram usadas para tentar nos desqualificar. A matéria atacou a dignidade das parlamentares desta Câmara, nos reduzindo a comentários sobre nossas vestimentas e aparência física, desconsiderando nossa trajetória e nossa capacidade de atuação política”, argumentou a pedetista.
Na época, a repercussão do caso fez com que, dias após a publicação, houvesse uma retratação por parte do blog e o conteúdo fosse removido do site.
Em seu discurso, Laís afirmou que a moção é mais que um protesto, mas um marco de o episódio lamentável conseguiu unir a maior bancada feminina da história da CMC. As doze parlamentares, de nove partidos diferentes, foram unânimes ao declarar que não haverá retrocessos e que machistas não passarão.
“Independente de nossas diferenças políticas, há algo que nos une: somos mulheres e enfrentamos, todos os dias, violências que só nós sabemos”, disse.
Laís citou que a violência política de gênero está tipificada no Código Eleitoral desde 2021, ponderando haver um longo caminho para o efetivo combate desse crime.
“Não podemos mais, dia após dia, assistir inertes às reportagens que contam histórias de QUEM ERAM essas mulheres. Precisamos lutar para que elas sejam, vivam e vivam em paz”, defendeu, emocionada.
A vereadora destacou também que os números mostram que muitas violências continuam sendo naturalizadas, silenciadas ou ignoradas. “
“Esta Câmara não será cúmplice do silenciamento das mulheres na política. É por isso que hoje faço um apelo a esta Casa e a toda a sociedade: precisamos cortar o machismo pela raiz. Precisamos parar de normalizar a violência contra as mulheres e começar a combatê-la de forma estrutural”, afirmou.
Por Ana Krüger – Assessoria de Imprensa Vereadora Laís Leão
Foto: Câmara Municipal de Curitiba
Veja o pronunciamento da vereadora Laís Leão no link abaixo: