Militante político histórico, Marcelo Jugend, se filia ao PDT nesta segunda (11)
Figura proeminente da cena política paranaense, com quase 60 anos de militância, o advogado Marcelo Jugend, assina ficha de filiação ao PDT, nesta segunda-feira (11). Militante histórico na defesa da democracia, dos direitos humanos e nos debates sobre segurança pública, ele se coloca como pré-candidato a vereador de Curitiba nas eleições municipais de 2024. O evento acontece na sede do PDT-PR, na Rua Marechal Hermes, 678, – Centro Cívico, às 18h30.
O ato de filiação é promovido pela direção estadual do PDT-PR e contará com a presença do presidente da legenda, deputado estadual Goura, e de outras lideranças políticas e companheiros de luta que apoiam o novo projeto político de Marcelo Jugend.
Referência política
“O companheiro Marcelo Jugend é uma grande referência da luta pela democracia, na defesa dos direitos humanos e das discussões sérias sobre a segurança pública”, destacou o deputado Goura, presidente estadual do PDT-PR. “É uma grande honra para nós termos sua filiação junto ao PDT, que o recebe de portas e braços abertos.”
Goura lembrou que o histórico e experiencia política do Marcelo Jugend serão muito importantes no processo eleitoral do ano que vem, quando serão eleitos prefeitos e vereadores em todo o Brasil. “É uma grande alegria recebermos essa grande figura, esse companheiro tão querido, que vai engrandecer muito o nosso partido”, disse o deputado.
Eleições municipais
“Marcelo tem todo esse acúmulo que vai beneficiar muito o nosso partido nas discussões que nós queremos apresentar no ano que vem, nas eleições municipais, para Curitiba, para a Região Metropolitana e para todo Paraná em relação à segurança pública, à democracia e na luta pelos Direitos Humanos”, destacou Goura.
Por conta desses atributos, o deputado Goura convidou e Marcelo Jugend aceitou o desafio para integrar o PDT e se colocar como pré-candidato a vereador e colaborar com o partido na elaboração de propostas e programas nas eleições de 2024.
“Como minha larga experiência me faz saber, não é possível, nem mesmo razoável, recusar o convite do Goura para integrar esse processo e disputar uma cadeira no legislativo municipal de Curitiba”, comentou Marcelo Jugend.
“Não tinha como recusar. Vivemos um momento único. E estamos diante de uma oportunidade preciosa, que raramente se coloca ao alcance da sociedade”, disse ele, se referindo ao projeto do PDT voltar a comandar a Prefeitura de Curitiba. “Colocar um visionário como o Goura à frente do executivo municipal de Curitiba representa nada menos do que a chance de revolucionar a história da nossa capital.”
Biografia
Marcelo Jugend é advogado formado pela UFPR nos anos 1970 e militou no movimento estudantil. Se engajou na luta contra a ditadura civil-militar e em favor da anistia, o que o levou à presidência do Comitê Brasileiro pela Anistia do Paraná.
Como advogado prestou assistência jurídica aos movimentos sociais ao atuar no Grupo de Advogados Populares. Na época, presidiu a Associação dos Mutuários da Habitação de Curitiba e Região Metropolitana e integrou a Coordenação da Comissão Nacional de Mutuários.
Incansável na defesa dos direitos foi integrante da Comissão de direitos Humanos da OAB/PR e integrou a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Curitiba.
Nos anos 2000, foi chefe de gabinete e assessor Especial da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (2003/2006) e Secretário Municipal de Segurança de São José dos Pinhais. (2009/2012).
Atualmente, Marcelo Jugend presta consultoria nas áreas do direito e da segurança pública. Mantem o Podcast 20 Minutos nas plataformas digitais e escreve no site A Voz da Esquerda Judaica. Também integra o grupo Judeus Progressistas de Curitiba