Donos de bares se unem para discutir problemas com alvarás e fiscalização
Mais de 30 pessoas participaram ontem (22) de uma reunião para discutir problemas relacionados a alvarás e fiscalização de bares de Curitiba. O movimento, puxado pelo pré-candidato a prefeito e deputado estadual Goura, reúne representantes dos estabelecimentos, artistas e ativistas da cultura e da ocupação dos espaços públicos.
Entre os principais problemas relatados na reunião, que aconteceu Na Feira Bar, estão denúncias de ações arbitrárias e abusivas por parte da Aifu (Ações Integradas de Fiscalização Urbana); arbitrariedade e falta de transparência em relação a regras e critérios para liberação de alvarás para apresentações musicais, tolerância de ruído e uso das calçadas, e falta de atualização no regramento que estabelece modelos de mobiliário urbano para uso das calçadas.
“A discussão aqui é sobre a cidade viva, que gera cultura, que gera empregos, que movimenta as ruas. E observando a maneira que Curitiba tem se relacionado com esses problemas, a gente percebe que acaba sendo um viés sempre muito negativo e não um viés de construção, de participação e de escuta. Então a intenção desse coletivo é abrir essa conversa”, afirmou Goura.
Ato público
Para ampliar a discussão com toda a cidade e dar visibilidade aos problemas relatados, um ato público está programado para o dia 27 de abril, na Praça Dezenove de Dezembro, a partir das 15h. Será um espaço com grande diversidade de atores, congregando bares, músicos e agentes da cultura e de caráter suprapartidário.
Encaminhamentos
Entre os encaminhamentos da reunião desta segunda-feira, foi definido a articulação de reuniões com órgãos públicos envolvidos na pauta para ampliar o diálogo e buscar soluções conjuntas para os problemas, e a construção de uma carta compromisso do setor para ser apresenta nas eleições municipais.