Goura discute problemas e soluções com comerciantes do Centro de Curitiba
O deputado estadual Goura e pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo PDT participou, na noite desta quinta-feira (18), de um encontro com comerciantes da região central para conversar sobre os principais problemas enfrentados e sobre quais seriam as possíveis soluções para essas questões.
A reunião foi iniciativa do pré-candidato a vereador pelo PDT, Fredy Ferreira, proprietário do A Caiçara localizado no Largo da Ordem, que convidou outros comerciantes que têm seus estabelecimentos na região central da capital.
“Viemos para este encontro muito mais para ouvir do que apresentar supostas soluções. Temos, primeiro, que saber dos próprios comerciantes do Centro de Curitiba quais são os problemas e quais seriam as soluções pensadas por eles”, disse Goura.
Para o pré-candidato, e a partir dessa escuta que se pode analisar a situação nos seus mais diversos pontos de vista e se pensar as soluções viáveis para cada um dos problemas.
“Sem a participação de todos os envolvidos, sem a escuta qualificada e sem diálogo não chegaremos a lugar algum e a situação só tenderá a se agravar”, comentou. “Esse processo tem que ser democrático e participativo.”
Goura lembrou que desde outubro de 2023 tem dialogado com entidades, especialistas e moradores de diversas regiões de Curitiba para pensar propostas por uma cidade melhor em todos os 75 bairros da cidade.
“Foi assim que surgiu a plataforma #CuritibaQueQueremos apresentado no dia 9 de julho e que é resultado do trabalho de cerca de 400 mobilizadores, organizados em 8 Grupos de Trabalho temáticos, que resultaram em mais de 200 propostas”, explicou.
Comerciantes
Para o dono do A Caiçara, Fredy Ferreira, mobilizar os comerciantes do Centro de Curitiba neste momento foi a melhor forma de se começar uma mobilização para as eleições municipais. “Os comerciantes precisam se unir, se reunir e discutir os problemas e as soluções para as dificuldades que enfrentamos, que não são poucas”, afirmou.
Segundo ele, as situações mais graves vão desde as questões com a fiscalização da atividade dos comércios, tipo bares e restaurantes, que enfrentam arbitrariedades por parte da Prefeitura de Curitiba, até aquelas relacionadas com segurança e limpeza pública, entre outras.
“De forma geral vivemos no Centro uma situação de quase abandono completo. Falta uma política pública de ocupação da região, com incentivo às atividades culturais que acontecem à noite e ao desenvolvimento do comércio local”, afirmou Fredy.
Participaram do encontro os proprietários do Restaurante Nonna Giovana, do Mafalda e Wonka, do Viva La Vegan, Janaíno Vegan, Colete e Corselete, ParadoJá, Negrita Bar entre outros.